Canais de mkt
Ferramentas Estratégicas nas Organização Cinemark
São Paulo
2010
amentas Estratégicas nas Organização – CINEMARK
1. INTRODUÇÃO
O entretenimento, sempre esteve e estará presente na vida do homem. Segundo Luiz Godói, em seu livro o livro Entretenimento uma crítica aberta: “Constituem entretenimento teatros, circos, parques temáticos, cinemas, rádios, redes de televisão. Gravadoras, parques naturais, clubes noturnos, editoras, restaurante, boates, bares temáticos, etc... Ou seja, diversas opções para proporcionar diversos prazeres para todo o tipo de pessoa”. (Ed SENAC Luiz Gonzaga Godói Trigo).
A velocidade com que a evolução se dá hoje com novas tecnologias, novas tendências, novos costumes, com a mistura de culturas, o homem está sempre em busca de inovações na hora de se entreter. Uma delas foi o surgimento da sétima arte (cinema), através dos irmãos franceses Lumière, no início do século 20, que está sempre em constante evolução e logo transformado em um grande negócio pelos americanos. Ficou por quase seis décadas uma das principais formas de lazer do homem.
Depois de passar por um período de grande crise até o início da década de 90, a indústria cinematográfica veio ganhando força. Isso se deve ao setor de exibição que se desenvolveu, atendendo as necessidades de distribuição e dando um padrão de qualidade ao público, os chamados multiplex, que segundo Almeida e Butcher (2003), se caracteriza por possuir uma maior proposta de qualidade, com diferenciais de som e imagem garantidos por equipamentos de última geração, aliados ao conforto das poltronas e um maior número de salas à disposição dos clientes.
No mesmo período que houve uma revitalização da indústria cinematográfica no Brasil acompanhada pelo surgimento do multiplex, tiveram conseqüências nas principais capitais do país. Por exemplo, a introdução de nove salas desse tipo do grupo Cinemark em Aracaju (SE) fez com que o público das duas salas