Canais de Marketing
Beatriz Cesar
Disciplina: Canais de Marketing
Como o atacado tradicional brasileiro ainda mantém a sua capacidade competitiva?
Analisando a atuação de alguns dos principais atacadistas brasileiros, é possível observar o ascendente crescimento do setor, uma vez que, segundo dados da ABAD, em 2012, cerca de R$ 180 bilhões foram faturados pelas reder de atacado do país.
Ainda segundo a ABAD, de acordo com pesquisa realizada pela Nielsen em 2008, a cada 100 domicílios, 19 faziam compras em redes de atacado. Já em 2009, o número pulou para 31 domicílios. O instituo considera que o modelo de negócio só se justifica em regiões com mais de 100.000 habitantes.É fato que, a cada dia, o consumidor opta pela comodidade e pela facilidade de aquisição de bens e produtos. Porém, se considerarmos que a renda do trabalhador brasileiro não acompanha a inflação do país, temos alguns fatores que levam o consumidor a buscar opções mais acessíveis e mais atrativas para a sua família, entre elas, os preços diferenciados e as grandes promoções e ofertas atrativas que o atacado tradicional pode oferecer (já que tem maior poder de barganha com as indústrias pela maior quantidade de produto adquirido e condições de pagamento destas faturas).
Vale lembrar que as grandes e bem sucedidas redes atacadistas brasileiras investem fortemente em seus canais de marketing e contam com frota própria e forte rede de distribuição, além de centrais de armazenagem, filiais cross docking, variedade de produtos nacionais e internacionais e centros de distribuição próprios.
Alguns dos players atacadistas do mercado brasileiros contam com um diferencial de sistema e de televendas que, além de atender cotações de preços, funciona como um ”balcão de negócios”, no qual os clientes podem negociar melhores ofertas e condições de pagamento direto com o gerente. Ou seja, como o que tanto o cliente quanto o consumidor buscam são preços competitivos para produtos básicos e