Canais de marketing
No planejamento de marketing, um ponto fundamental é pensar como os produtos serão disponibilizados aos clientes, ou seja, como eles sairão da empresa e chegarão até os consumidores-alvo, selecionados na etapa de estratégias de marketing .Este plano deve ser extremamente coerente com o que foi estabelecido em termos de estratégias gerais, políticas de produtos, comunicações, vendas e preços, enfim, com todas as variáveis controláveis de marketing.
As análises que devem ser feitas são:
• Analisar os canais de distribuição dos produtos da empresa e buscar novos canais, definindo objetivos de distribuição, tais como: presença em mercados, tipo e número de pontos de venda, serviços a serem oferecidos, informações de mercado, promoção de produtos e incentivos. • Definir as oportunidades e ameaças com o sistema atual de distribuição.
• Identificar possíveis desejos dos distribuidores e do consumidor para adequar os serviços prestados. • Definir o modo de entradas nos mercados, se estas serão via franquias, via joint ventures ou outras formas contratuais, ou até, mesmo, via integração vertical; elaborar os contratos nacionais ou internacionais com os canais de distribuição, como contratos de representação internacional. • Determinar orçamento anual para a distribuição.
• Verificar como ações na distribuição podem ser feitas em conjunto com outras empresas da rede. Definem canais de distribuição como “as redes através das quais produtos industriais fluem do ponto de manufatura ao ponto de uso
Canais de distribuição são “um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de tornar o produto ou serviço da empresa disponível para consumo ou uso”. A ênfase está em como planejar, organizar e controlar as alianças entre instituições, agências, e nas relações internas nas companhias (ou relações hierárquicas).
Percebe-se, por essas definições, a grande ligação que