Cana De A Car
PLANTAÇÃO
COLHEITA
A cachaça ocupa a terceira posição no ranking das bebidas destilados mais comercializadas no mundo, perdendo apenas para a Vodca e o Soju (bebida a base de arroz).
Clima: Tropical e Subtropical, entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio.
Solo: Profundo e argiloso, com boa capacidade de armazenamento de água.
Corte: Após 1 ano e 1,5 anos.
Moagem: Maximo 24 h após o corte.
A produção se verifica, principalmente, em micro, pequenas e médias empresas, que são grande fonte geradora de empregos (diretos, indiretos e informais) e renda. Em termos de consumo, este destilado - que pode ser produzido artesanalmente ou em escala industrial - ocupa a segunda posição da bebida alcoólica mais apreciada pelos brasileiros, com 1,3 bilhão de litros produzidos anualmente, ficando atrás, somente, da cerveja.
Pela legislação brasileira, aguardente, caninha ou cachaça é definida como um produto alcoólico, obtido a partir da destilação do caldo de cana fermentado, devendo apresentar de 38º a 54ºGL (graus Gay-Lussac), que corresponde aos respectivos valores de álcool no total do destilado, em termos volumétricos.
São Paulo se concentra a maioria das lavouras (mais de 40%). Em seguida vem os Estados de Pernambuco, com 20% e Alagoas, com 17%. Minas Gerais e Rio de Janeiro têm, juntos, 15% da área plantada.
Além disto, SEBRAE-MG (2001) cita que a maioria dos empreendimentos de produção de cachaça de alambique está situada na zona rural, uma vez que o mesmo requer relevante área para o plantio da cana, tornando-se necessário a instalação do empreendimento próximo ao curso d’água de modo a captar o volume de água necessário no processo, bem como a destinação dos efluentes no mesmo, agravando ainda mais os impactos sobre este recurso.
Ela é principalmente cultivada como matéria-prima a ser fornecida, por esmagamento dos seus colmos para a extração do seu caldo, a um complexo industrial, com a finalidade de produzir açúcar, álcool, fermento e