campos Dos Goytacazes
Fundamentos das Ciências Sociais
Karoline De Salvo Barbosa
Juliana Dos Anjos Pessanha
Lucas Velasco Silva
Sérgio Sales Campinho Junior
Breno Novaes Monteiro
Filipe Berenger Gomes
Orientadora: Maria Clélia Coelho
Campos dos Goytacazes
2014
História de Campos dos Goytacazes
Campos dos Goytacazes - "Capital do petróleo e do açúcar" LOCALIZAÇÃO
Campos dos Goytacazes[nota 1] , fundado em 28 de março de 1835, há 175 anos atrás, é um município localizado no Norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com uma população de 431.839 habitantes (2008),[3] é a maior cidade do interior fluminense e a décima maior do interior do Brasil. É também o município com a maior extensão territorial do estado, ocupando uma área pouco menor que a do Distrito Federal.[2] Em Campos, destacam-se importantes universidades públicas e privadas.
HISTÓRIA
As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835.
Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goytacazes, entre eles está a partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865, pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. Porém, foi a última cidade brasileira a aderir a abolição da escravidão. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.
O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a