Geomorfologia -Campos Goytacazes – Norte Fluminense
Campos Goytacazes – Norte Fluminense.
DATA: 26/02/2013.
Esse relatório tem objetivo de relatar, aspectos geomorfológicos no Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Observamos a dinâmica do rio Paraíba e do rio Itabapoana .
Norte Fluminense: é uma das regiões geográficas do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É formada por dez municípios, que têm juntado pouco mais de 801 271 000 habitantes e que ocupam um território que perfaz cerca de 9 400 km².
Limita-se a oeste com o Noroeste Fluminense, ao norte com o Espírito Santo, a sudoeste com a Região Serrana, ao sul com a Região dos Lagos e a leste com o Oceano Atlântico.
O Rio Paraíba do Sul é o de maior importância da região que conta também com a lagoa Feia, antigamente a maior do estado, mas ainda hoje, a segunda maior lagoa de água doce do Brasil. As cidades de destaque são Campos dos Goytacazes e Macaé.
O relevo da região é marcado por uma grande planície de solo massapê, o que favorece a cultura da cana-de-açúcar. Outra cultura bastante importante é a do abacaxi, principalmente em cidades como Carapebus e Quissamã.
A descoberta de petróleo na Bacia de Campos pela Petrobras, na década de 1970, deu um impulso significativo para o desenvolvimento econômico da região que se tornou próspero graças aos benefícios provenientes do pagamento dos royalties do petróleo. A principal ligação viária entre o Norte Fluminense e a capital do estado é a rodovia federal BR-101.
Saída: UERJ 1º dia - 30/01/2013
1º Parada : Casimiro de Abreu .
Após passarmos da entrada de Macaé, nesta parada observamos uma elevação formada por rochas cristalinas, que tem formato arredondado e diaclosado que ao longo do tempo ,através do intemperismo que desprende fragmentos (lascas) e formam um deposito de talos.
Já