Geologia Regional
LENEP – laboratório de engenharia e exploração de petróleo
RELATÓRIO DE CAMPO
DISCIPLINA: GEOLOGIA DO PETRÓLEO
Sumário
Sumário 2
1. INTRODUÇÃO 3
2. RESUMO 5
3. REVISÃO DA LITERATURA 5
3.2. Delta do Rio Paraíba do Sul e a Erosão em Atafona 13
4. OBJETIVOS 17
5. ANOTAÇÕES DE CAMPO 17
5.1. Ponto 1 – Dunas de Atafona 17
5.2. Ponto 2 – Foz do Rio Paraíba do Sul 20
5.3. Ponto 3 – Lagoa Salgada 23
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
8. ANEXOS 28
1. INTRODUÇÃO
A dinâmica costeira observada na zona litorânea, exatamente na parte meridional da foz do rio Paraíba do Sul, no Norte Fluminense, nos últimos anos tem sido objetivo de investigação, estudos e também recentes pesquisas aplicadas com o propósito de reunir informações que permitam conhecer o seu comportamento ao longo do tempo.
Desde meados da década de 50 há registros, pela imprensa de Campos dos Goytacazes (RJ) inicialmente divulgados pelo jornal Monitor Campista, de ocorrência da erosão marinha sobre a zona da praia de Atafona, localizada no município de São João da Barra, que vem sofrendo um efeito destruidor em sua linha de costa, efeito este causado por diferentes fenômenos da natureza fluviomarinha. Dias (1981) afirmou que, aparentemente, o fator que provoca erosão em Atafona é o desequilíbrio do balanço entre o aporte sedimentar e a deriva litorânea.
Esta área, que no passado foi construída pelos sedimentos do rio Paraíba do Sul, vem sendo invadida pelo mar perdendo toda a sua feição arenosa a partir de um processo denominado de retrogradação deltaica. Este fenômeno, além de alterar toda faixa arenosa da praia de Atafona, vem destruindo sua estrutura urbana que se constituía no mais importante polo de lazer da região norte fluminense.
Pesquisas são aplicadas na planície