Campo visual
O sono, alerta, excitamento extremo e diferentes estados de humor como alegria, depressão e medo são estados de atividade cerebral que são resultados de diferentes forças ativadoras e inibidoras, geradas no cérebro.
# Sono
O sono é definido como estado de inconsciência , no qual a pessoa pode ser acordada por estímulos sensorias ou outros estímulos. Já o coma é o estado de inconsciência na qual a pessoa não pode ser despertada. Existem diferentes estágios do sono, do muito leve ao profundo.
Sono de ondas lentas: as ondas cerebrais têm grande amplitude e baixa frequência. O sono profundo ocorre na primeira hora após irmos dormir. Esse sono está associado às diminuições do tônus vascular periférico e muitas outras funções vegetativas do corpo (ocorre diminuição de 10% a 30% da presão arterial, da frequênica respiratória e no metabolismo basal). Apesar de ser chamado de "sono sem sonho" pode ocorrer sonhos e até pesadelos. A diferença entre os sonhos do sono de ondas lentas e do sono REM é que o sono REM é associado à maior atividade muscular corporal e os sonhos do sono das ondas lentas não são lembrados, pois não ocorre consolidação dos sonhos na memória.
Sono com movimentos rápidos dos olhos (sono REM): Também chamado de sono paradoxal ou sono dessincornizado. os olhos realizam movimentos rápidos apesar da pessoa ainda estar dormindo.
A maior parte do sono é de ondas lentas ( o sono profundo e restaurador que a pessoa experimenta na primeira hora de sono).
O sono REM estão associado as sonhos vívidos, ocorrem a cada 90 minutos, o sono REM ocupa cerca de 25% do sono (nos adultos jovens). é comum episódios de 3 a 30 minutos ocorrendo a cada 90 minutos. Quando a pessoa estão extremamente sonolenta , cada episódio de sono REM é curto e pode até estar ausente. No entanto, conforme a pessoa vai ficando mais descansada os episódios de sono REM aumentam.