biologos
De
Biologia
Nome: Karolayne Soares Dos Santos
Turma: 225
Prof: Teresa
Escola: Silva Gama
EUGLENÓFITAS
> Possuem flagelos e o vacúolo contrátil, estrutura que controla a quantidade de água no interior da célula mandando o excesso para ser liberado no reservatório.
> Nos cloroplastos há carotenóides e clorofilas a e b, pigmentos que auxiliam na captura da energia da luz.
> Acumulam paramilo (polissacarídeo exclusivo deste grupo) como substância reserva.
> O gênero mais comum é a Euglena.
> Havendo luz e nutrientes inorgânicos, a Euglena realiza fotossíntese, na ausência de condições para a fotossíntese, os cloroplastos regridem e ocorre nutrição heterotrófica.
> Elas se reproduzem por divisão binária.
> Não apresentam parede celular, o que permite as células mudar de forma como um modo alternativo de locomoção.
São consideradas o grupo mais primitivo de algas. São unicelulares e algumas são fotossintetizantes. Existem cerca de 1000 espécies, a maioria de água doce. Algumas euglenas não são fotossintetizantes e precisam absorver seus nutrientes do meio em que vivem. As euglenófitas se reproduzem por mitose.
A maioria das algas euglenófitas ocorre em águas continentais ricas em matéria orgânica. Existem cerca de 1000 espécies, variando grandemente em tamanho (10 a 500 um) e forma. Destas, apenas um gênero é colonial, todas as restantes são unicelulares.
Cerca de um terço dos gêneros de euglenófitas são autotróficas, mas os restantes são heterotróficos, ingerindo o seu alimento do exterior. Por este motivo, alguns autores consideram mais correto colocar esta divisão junto com os protozoários flagelados.
Geralmente as euglenófitas reproduzem-se assexuadamente por bipartição, permanecendo a célula imóvel durante o processo. A membrana nuclear permanece intacta durante a mitose como nos dinoflagelados, maioria das algas verdes, fungos e protozoários. Os cromossomos permanecem condensados durante todo o