Campo magnético
Cargas elétricas em repouso: produzem efeitos elétricos . Cargas elétricas em movimento: produzem efeitos magnéticos além dos elétricos.
Propriedade dos ímãs: A capacidade de atração esta concentrada em 2 pontos do ima. Os polos: Norte e Sul estão em regioes extremas do ima. Polos de mesmo nome se repelem- Polos de nomes diferentes se atraem.E a força diminui com o aumento da distancia. Esses polos são inseparáveis
Cada imã cria em torno de si um campo magnético, q vai atuar em outro ima, produzindo a força. F= q.E
Direção e sentido do campo magnético: Em cada ponto em torno da ima, o sentido do campo (B) é tal que se afasta do polo norte e se aproxima do polo sul. O campo pode ser representado também por linhas de campo, onde o vetor do campo é tangente á linha.
* Regioes onde as linhas estão mais próximas o campo é mais intenso.
*Quando as linhas são paralelas, o campo é uniforme, em todos os pontos o campo tem mesma intensidade, direção e sentido.
*Qnd o ima em forma de barra não tem um campo uniforme, as forças nos polos são diferentes, havendo resultante não nula, provocando aceleração do ima.
A força magnética
*O campo magnético não atua sobre uma carga elétrica em repouso, ao contrario do campo elétrico que atua em movimento e em repouso.
*Quando a carga se move na mesma direção do campo magnético independente do sentido, não há força magnética.
*Para haver força magnética, ela deve ser perpendicular a velocidade e o campo magnético.
X vetor entra . vetor sai
*Linhas de força magnética entra no Sul e sai no Norte.
*Pode haver desvios na trajetória da carga, em cada ponto á força é perpendicular a velocidade, sendo um tipo de força centrípeta (n muda o modulo da velocidade, nem da energia cinética da carga). Então a força ñ realiza trabalho. F=q. v. B.sen ângulo
Obs: a unidade da intensidade de campo magnético(B) é T.
Seletor de velocidades: v= E divido por B
Carga em campo uniforme: