Instrumentação
Os sensores com base na variação da resistência elétrica de um dispositivo são provavelmente o mais abundante. Isso acontece porque há muitas quantidades físicas que afetam o valor da resistência de material elétrico. Por conseguinte, proporcionar uma solução válida para inúmeros problemas de medição. No caso de resistências variáveis como a temperatura, também proporcionar um método aplicável na compensação térmica nos sistemas de medição de outras grandezas. Descrever os sensores mais comuns com base na variação de resistência, expondo a sua fundação, tecnologia de circuito elétrico equivalente e aplicações. Para a classificação dos vários sensores deste tipo é tomado como critério o tipo de grandeza física para extensão. A ordem seguida é o de variando mecânicas, térmicas, propriedades magnéticas, óptica e química. Os tipos mais comuns de sensores resistivos são os termistores, termopares e os termômetros de resistência.
2) O NTC é aplicado para disparar o circuito quando a temperatura é ajustada em P1. Em qual caso, o disparo ocorre, quando a temperatura se eleva para além do valor ajustado e quando cai abaixo do valor ajustado?
[pic]
[pic]
Resposta: O CKT 1 dispara quando a temperatura cair. O CKT 2 dispara quando a temperatura aumentar. 3)Os diodos semicondutores possuem características de fuga (corrente reversa) que dispende da temperatura, por isso, podem ser usados. Justifique usando o data sheet de um diodo da família 1N4000.
O fenômeno da condutividade em um só sentido é aproveitado como um chaveamento da corrente elétrica para a retificação de sinais senoidais, portanto, este é o efeito diodo semicondutor tão usado na eletrônica, pois permite que a corrente flua entre seus terminais apenas numa direção. Esta propriedade é utilizada em grande número de circuitos eletrônicos e nos retificadores. Os retificadores são circuitos elétricos que