Instituições totais
Toda instituição tem tendências de "fechamento", sendo que algumas são mais "fechadas" do que outras. Segundo Erving Goffman: Seu fechamento ou seu caráter total é simbolizado pela barreira à relação social com o mundo externo e por proibições à saída que muitas vezes estão incluídas no esquema físico – por exemplo, portas fechadas, paredes altas, arame farpado, fossos, água, florestas, pântanos.
Num grau máximo de restrição, podemos dizer que encontram-se as "instituições totais". Essas instituições totais não permitem qualquer contato entre o internado e o mundo exterior, até porque o objetivo é excluí-lo completamente do mundo originário, a fim de que o internado absorva totalmente as regras internas, evitando-se comparações, prejudiciais ao seu processo de "aprendizagem".
Mencionadas em cinco agrupamentos:
Instituições criadas para cuidar de pessoas consideradas incapazes e inofensivas( órfãos, idosos,indigentes...)
Instituições estabelecidas para cuidar de pessoas consideradas incapazesde cuidar de si mesmas e que representam uma ameaça à comunidade de maneira não-intencional (instituições psiquiátricas, sanatórios de tuberculosos).
Instituições organizadas com o objetivo de proteger a comunidade contraperigos intencionais (cadeias, penitenciárias, campos de concentração).
Instituições estabelecidas com a intenção de