Campo Magnético
Rafael Pires – Mateus Melo
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da IV unidade, abordando como tema, Campo Magnético, sob orientação de Itamar, Professor de Física do 3º ano do Ensino Médio.
Itabuna-Bahia
Novembro de 2014
Introdução
Campo Magnético Campo Magnético é o espaço ao redor do ímã onde sua força magnética ou a influência magnética pode ser detectada. O espaço ao redor do campo magnético é cheio de linhas de força magnética.
Ex: Ímã e limalha de ferro
Essa propriedade é aproveitada quando são feitos dispositivos de indução magnética, como dínamos e outros tipos de geradores de tensão e corrente.
Ex: Os dínamos são utilizados também como fonte de energia para faróis em bicicletas.
Desenvolvimento
Um exemplo para não ficar nenhuma dúvida: a terra se comporta como um ímã gigante, a área ao redor da terra onde a influência magnética pode ser detectada é chamada de campo magnético da terra.
O formato do campo magnético da terra é parecido com uma barra magnética gigante enterrada no centro da terra ao longo dos pólos geográficos norte e sul.
O pólo sul deste ímã enterrado está na direção do pólo norte geográfico da terra e o pólo norte do ímã esta na direção do pólo sul geográfico da terra.
O ângulo formado entre o pólo norte magnético e o verdadeiro pólo norte geográfico da terra é chamado de ângulo de variação ou declinação, o campo magnético da terra é mais forte nos pólos norte e sul magnéticos e mais fracos próximo ao equador.
A terra induz seus próprios pólos magnéticos em ímãs mantidos em algum lugar durante um certo tempo, isto tem como resultado o enfraquecimento do poder magnético do ímã, e para prevenir esta perda de magnetismo é que são usados protetores magnéticos.
Os protetores magnéticos são pedaços de ferro doce que são colocados nos pólos de um ímã em formato de barra ou ferradura, o objetivo é prevenir a perda de