Campo de estudos de Relações Internacionais
- A definição tradicional do objeto de estudo.
R= Segundo o livro da Professora Pecequilo, define-se por objeto tradicional de estudo das Relações Internacionais, os atores, acontecimentos e fenômenos que existem e interagem no sistema internacional, ou seja, além das fronteiras domésticas das sociedades.
- Os pilares da guerra e da paz (conflito e cooperação) no estudo das relações internacionais.
R= Os temas de guerra e paz são a primeira definição de campo de estudo das Relações Internacionais. Pois, se as RI estudam os acontecimentos no sistema internacional, e os primeiros acontecimentos nele estão diretamente ligados com a guerra e a paz, logo a ênfase dos primeiros estudos se dará na relação dos Estados (principais atores) na manutenção da paz e, posteriormente, nas estratégias e acontecimentos na guerra.
- A diversidade de definições do objeto de estudo.
R= De acordo com o livro de Chris Brown, para alguns, o objeto de estudo das RI significa as relações diplomático-estratégicas dos Estados, e o foco característico são os problemas relacionados com a paz e a guerra, conflito e cooperação. Para outros, relações internacionais é todo e qualquer tipo de relação para além das fronteiras, sejam elas políticas, econômicas ou sociais e as RI possui foco em negociações comerciais ou de operações de instituições não-estatais. Ou ainda, e com freqüência crescente no século XXI, com foco em globalização, estudando, por exemplo, a comunicação mundial, transporte e sistemas financeiros, as corporações globais de negócios e o surgimento de uma suposta sociedade global.
- Contribuições de outras disciplinas na análise do objeto de estudo (ou do "pensar internacional"). Limitações analíticas.
R= Conforme escrito no livro da professora Pecequilo, as RI é uma disciplina multidisciplinar, ou seja, ela é composta – além de ter suas próprias disciplinas – por disciplinas de outras áreas das Ciências