Campanhas políticas e tecnologias digitais
Campanhas políticas e tecnologias digitais
MÁgda Rodrigues cunha *
A internet traz para a área política uma perspectiva que tem como resultado uma situação paradoxal. Um ambiente em rede para divulgação é o mesmo onde eleitores têm voz e acesso às diversas formas de produção e recepção de informações, criando variáveis incontroláveis. Os meios convencionais, jornal, rádio e televisão, se caracterizam por emissões centralizadas através de fontes conhecidas e com possibilidade de monitoramento. Atualmente, por mais que especialistas em comunicação desenvolvam projetos de marketing político, para influenciar o voto, isto não é garantia de sucesso. Nesse cenário, políticos e seus assessores têm mais problemas do que soluções com a comunicação em rede. Certamente, conviverão com isto enquanto não forem capazes de se apropriar deste modelo de comunicação, aceitando a ruptura que acaba por interferir na cultura.
Estas mudanças, entretanto, demoram algum tempo para provocar alterações culturais. Tem sido comum que profissionais de comunicação e políticos atuem, em determinadas situações, considerando a cultura estabelecida. Tais ações estão relacionadas à história e à linguagem dos meios, cujos formatos podem ser passa_______________
* Jornalista, Mestre em Comunicação Social, Doutora em Letras, Directora da Faculdade de Comunicação
Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
144 | Mágda Rodrigues Cunha
geiros, adequando-se permanentemente à pertinência da comunicação. A linguagem para a narração dos fatos será aquela que o conteúdo determinar. Todavia, isto não é absoluto. O que também interfere neste andamento e em todas as mudanças é a cultura, influenciada e que influencia esta reacomodação. Cultura, linguagem e historicidade são fatores envolvidos na multiplicidade de sentidos que recobrem a comunicação, inclusive na dimensão política. Barthes (1988)