Campanha Rose
Comentar | Imprimir | E-mail |
O uso excessivo do celular pode prejudicar a saúde dos seus olhos
Uso excessivo do celular acarreta em doenças grave
Você é viciado em celular? Então faça o teste: não acesse o celular por duas horas. Se no fim você se sentir ansiosa ou incomodada, é bom avaliar se o uso da internet não está passando dos limites da normalidade.
Publicidade
Essa é a dica da Dra. Priscila Gasparini Fernandes, psicóloga e doutora em psicanálise pela USP, para que nós possamos nos autoavaliar.
Destacamos o exame acima, pois estudos comprovam que oito milhões de brasileiros são viciados em internet, consequentemente em internet no celular também, já que se veem na constante necessidade de postar o que fazem e checar as atividades dos amigos.
No entanto, ficar conectado o tempo inteiro acarreta sérios problemas à saúde. Como a psicóloga explica: "Vemos problemas de postura, aumento de peso, depressão, fobia social e ansiedade nessas pessoas".
Isso porque quando o indivíduo se vicia na internet e em redes sociais, passa a não vivenciar relações presenciais, tende a evitá-las e prefere manter contato apenas virtual, então passa a comprometer suas relações sociais e afetivas.
"Os aplicativos como Facebook e Instagram, por exemplo, acabam favorecendo o vício, pois é aí que as pessoas se expõem, criam vínculos de amizade e têm a necessidade de acompanhar o tempo todo o que está sendo postado e comentado. Se estiverem excluídas disto, podem até se deprimir. Os internautas que são viciados, na maioria dos casos, têm baixa autoestima e a compensação é viver em um mundo virtual onde não há a necessidade de se expor, presencialmente."
Priscila ainda traz uma curiosidade infeliz, que nos alerta: "Na China, o vício em internet já é considerado um distúrbio mental. Em alguns casos graves, é necessário internar o paciente e tratá-lo como dependente, onde há um tempo para reabilitá-lo a viver em sociedade".
A