O Primeiro Instrumento Do Servi O Social A Linguagem
1- Linguagem oral ou direta- instrumentos do trabalho diretos ou indiretos “face a face”
Observação do participante- ele interage com o outro e também é observado, além do profissional observar ele também conhece a realidade.
Entrevista individual e grupal – essa nada mais é do que uma conversa direta do assistente social com um ou mais usuários. Com isso o assistente social ocupa um papel diferente do usuário, pois cabe a o profissional conduzir o dialogo direcionando para o objetivo que busca alcançar.
Dinâmica em grupo – serve para levantar o debate sobre determinado tema com um numero determinado de usuários ou para atender um maior numero de usuários que estejam vivenciando situações parecidas, utiliza jogos brincadeiras simulações visando a reflexão de determinadas temáticas.
Reunião – estabelece a reflexão sobre determinado tema, mais tem como o objetivo a tomada de uma decisão.
Mobilização de comunidades – mobilizar e envolver membros de uma população
Visita domiciliar – tem como o objetivo conhecer as condições modos de vida e a realidade da população usuária.
Visita institucional – tem o objetivo de conhecer e avaliar o trabalho desenvolvido por uma instituição.
2- Linguagens escrita ou indireta – instrumentos diretos ou por escritos
Atas de reunião – registro de todo processo da reunião, contem as discussões e as opiniões e, principalmente as decisões tomadas e a forma como o grupo chegou a ela.
Livros de registro – muito utilizado em locais onde circula um grande numero de profissionais de modo que a equipe possa saber o que esta sendo desenvolvido, portanto, são anotadas as atividades realizadas, telefonemas recebidos, questões pendentes, atendimento realizados..
Diário de campo – são anotações livres dos profissionais em que sistematizam suas atividades e suas reflexões do cotidiano. É interessante para realização de futuras pesquisas.
Relatório social – é o relato dos dados coletados das