campainha electrica
Em 1819 o físico dinamarquês Oersted observou que, quando a agulha de uma bússola é colocada próxima de uma corrente elétrica, essa agulha é desviada de sua posição Ora, uma agulha magnética, suspensa pelo centro de gravidade, só entra em movimento quando está em um campo magnético. O deslocamento da agulha só se explica pela formação de um campo magnético em torno do condutor percorrido por corrente elétrica. Foi essa a primeira vez que se observou o aparecimento de um campo magnético juntamente com uma corrente elétrica.
Índice
1. Campainha eletrica
1.1 Funcionamento
1.2 Estrutura
2.Bibiogragia
Campainha elétrica
Uma campainha elétrica é um dispositivo constituído por um interruptor, um eletroíman, uma armadura, ummartelo, uma campânula e um gerador de corrente contínua ou alterna.
O interruptor do circuito utilizado neste tipo de campainhas foi inventado em 1837 por Johann PhilippWagner e conhece-se também pelo nome de martelo de Wagner.
O funcionamento de uma campainha elétrica baseia-se numa peça fundamental: o eletroíman.
Assim, ao ligar-se o interruptor, a corrente que passa no circuito faz com que o electroíman adquira propriedades magnéticas atraindo a armadura e arraste com ela um martelo de mola que bate numa caixametálica em forma de sino ou semiesfera, fazendo-a ressoar.
No momento do choque o eletroíman deixa de ter propriedades magnéticas e a armadura volta à suaposição inicial estabelecendo-se novamente o circuito.
Este processo repete-se rapidamente e ouve-se a campainha tocar até que seja desligado o interruptor.
Nalguns casos, quando se usa corrente alterna existem duas caixas metálicas ressoadoras e o martelo batealternadamente em cada uma delas.
Estrutura da Campainha
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
Dibner, Bern, Oersted and the discovery of electromagnetism, Nova Iorque, Blaisdell (1962).