Ezquizofrenia
Os sinais e os sintomas da esquizofrenia podem variar de individuo para individuo.Mas em geral,esse tipo de transtorno pode ser diagnósticado pela prrimeira presença dos sintomas que caracterizam os quadros psicóticos,quais sejam as alucinações e os delirios . Porém em uma de suas fases,sendo mais na aguda,podem aparecer: 1. Alterações do pensamento ( perda da associação lógica entre as ideias,fazendo com que o discurso do sujeito se torne dificil de ser compreendido ); 2.incongruência na expressão de afetos e emoções; 3.agitação psicomotora .Estes tipos de sintomas são designados “sintomas positivos” da esquizofrenia.
É importante lembrar que a fase aguda da esquizofrenia é heterogênia,pois não são todos os pacientes que podem apresentar,mas,ao mesmo tempo,todos os sintomas citados anteriormente.Em certos casos,há o predominio de alucinações auditivas,onde outros pacientes podem apresentar um comportamento estranho e desorganizado.
O quadro psicótico do tipo agudo,evolui com o surgimento de certos sintomas “negativos” crônicos,incluindo a restrição da expressão e capacidade de resposta emocional (embotamento afetivo);apatia, empobrecimento do pensamento,falta de motivação,isolamento social,perdas ocupacionaais e dentre outros.
Então,um episódio de sintomas psicóticos considerados positivos,de curta duração,não nos dá a permissão de fazer algum diagnóstico de esquizofrenia.Para que esse diagnóstico seja confirmado,é preciso que todos os sintomas positivos tenham duração mínima de 1(um) mês,e que haja sinais doo transtorno,agora,na forma de sinais negativos ou positivos,durante 6 (seis) meses adicionais.Poorém,o paciente com esquizofrenia pode apresentar alguns déficit social ou ocupacional estando relacionado ao início do quadro.
Esta patologia necessita de tratamento medicamentoso para controle dos sintomas psicóticos agudos,e no médio prazo para prevenção de recaídas.Ultimamente,estudos de surgimento