ELEMENTOS DE PROTECÇÃO, COMANDO E DE SINALIZAÇÃO EM ESQUEMAS ELÉCTRICOS.
Toda instalação eléctrica está sujeita a defeitos que proporcionam altas correntes elétricas, as denominadas correntes de falta. Sempre da ocorrência de uma falta, os dispositivos de proteção devem atuar com segurança, isolando os defeitos com mínimo de danos às linhas e equipamentos. Os cabos, as barras, as chaves, bem como os demais componentes de uma instalação elétrica, devem ser capazes de suportar por um determinado tempo os efeitos térmicos e mecânicos resultantes da circulação das elevadas correntes de falta. Uma avaliação do valor da corrente de falta é, a rigor, bastante complexa, pois trata-se de um problema que envolve diversos fatores, muitos dos quais totalmente imprevisíveis.
Objectivo Geral
O presente trabalho de pesquisa tem como objectivo geral:
Fazer uma abordagem clara e objectiva sobre os elementos de protecção e comando nos esquemas eléctricos.
Objectivos Específicos
Abordar sobre os elementos de proteção (fusíveis, disjuntores e relés);
Abordar sobre os elementos de comando em esquemas eléctricos, sinalizadores, etc.
Metodologia
Na realização deste trabalho de pesquisa recorreu-se a pesquisa bibliográfica, tratando-se de um tema já abordado por outros pesquisadores e pelo facto de existirem muitos materiais que abordam o mesmo tema, nomeadamente livros, monografias, teses, etc. A execução da pesquisa compreendeu várias fases ou etapas a saber: colecta dos dados, elaboração dos dados, análise e interpretação dos dados, representação dos dados e a conclusão.
1a etapa, colecta de dados:
Para a colecta de dados usou-se uma pesquisa documental, ou seja, consultou-se livros, monografias que falam das ondas eléctromagnéticas, bem como do impacto da radiação no meio ambiente.
2a etapa, elaboração dos dados:
Após a colecta dos dados, realizada de acordo com os procedimentos indicados anteriormente, Eles (os dados coletados), foram elaborados e classificados de forma sistemática, ou seja, fez-se a selecção dos dados que