aula atividade 03 politicas sociais e ambientais 1 CARTA DA TERRA
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentos para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.Ela é estruturada em quatro tópicos:
1. Respeito e cuidado pela comunidade da vida;
2. Integridade ecológica;
3. Justiça Social e Econômica;
4. Democracia, não-violência e paz
A declaração universal foi para orientar a humanidade a caminhar com o desenvolvimento sustentável e criar uma ética globalizada, um código de conduta para pessoas e nações rumo à sustentabilidade, capaz de refrear o consumismo predatório dos países ricos e eliminar a escassez extrema, não só de alimentos, como de educação, oportunidades, informação e meios de sobrevivência básicos.
2 -DESENVOLVIMENTO
O que é a Carta da Terra?
A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século 21, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações. É uma visão de esperança e um chamado à ação.
A Carta da Terra se preocupa com a transição para maneiras sustentáveis de vida e desenvolvimento humano sustentável. Integridade ecológica é um tema maior. Entretanto, a Carta da Terra reconhece.
3.CONCLUSÃO
Mesmo em tempos críticos na história nós, a humanidade, devemos fazer escolhas para garantir um futuro para as próximas gerações. A Carta da Terra foi idealizada com princípios para defender interesses sustentáveis, a paz e a justiça socioeconômica, sendo um convite à ação e a esperança de um futuro comum à Terra. Para alcançar esse propósito é necessário os povos da Terra declararem sua responsabilidade uns para com os outros, somando forças para gerar uma sociedade sustentável baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz.