CAMINHOS BUBERIANOS -ONDE SE ESTÁ
2- Para o autor a verdadeira realização da nossa existência é algo extraordinário que temos que conquistar .
3- A situação que o destino proporciona ,aquilo que vem ao encontro no dia à dia,as solicitações diárias ,aqui se encontra a tarefa essencial e a realização da existência que se abre.
4- A qualidade de vida se mede na nossa capacidade de nos entregarmos às tarefas ao nosso redor ,que exige nossa dedicação ,que dependem de nós para serem cumpridas.
5- A religião negligência ou abandona a realidade que solicita nossa atenção e dedicação.
6- É responsabilidade do educador educar.São exatamente as tarefas que dependem de nós e que mais ninguém é capaz de realizar, que contribuem para plenitude da nossa existência.
7- Para Buber as metas como cidadania ,a cooperação,a democracia,a paz, a luta pelos direitos humanos e das minorias estão sendo ameaçadas quando o homem não começa exatamente de onde se está.Esse começo se caracteriza-se pela abertura ,não somente em termos de comunicação social igualitárias,sem bloqueios psicológicos ,mas em termos mais profundos,por enxergar as necessidades mais intimas do outro.Isso vale especialmente para o educador em relação ao educando epara ambos em relação ao mundo.
8- O professor precisa sentir ,afinal , como repercurtem seu a atos na alma do educando.Só essa postura pode conquistar a confiança do educando na atuação do educador, pois se sente compreendido,e finalmente levar o educando a compartilhar a confiança do educador no mundo:confiar no mundo por causa dessa pessoa(educador)-isso é obra mais intima da relação pedagógica.
9- Para alcançar essa meta é preciso uma relação dialógica com seus colegas pedagogos ,parte dos desgastes do professor deve-se a falta desse tipo de relacionanto.