ÉTICA E EDUCAÇÃO E CAMINHOS BUBERIANOS
CACHOEIRA DO SUL
AGOSTO 2014
RESUMO
O pensamento filosófico de Martin Buber nos fala do relativismo ético, onde muitas opiniões tornam-se relativas, pois cada um tem seu próprio pensamento e nenhuma pessoa pensa igual à outra, mas do ponto de vista de cada um é relativo todas as idéias podem estar certas.
A relação ética e educação abordam três aspectos: a ética pedagógica, a ética do agir do educador, e a ética da comunidade, onde aborda questões de projetos pedagógicos. O educador se esforça ao máximo para entender profundamente o educado.
Buber faz uma descrição de atitudes que nos auxiliam a identificar o caminho para uma vida ética.
Estimula-nos a ver o mundo de outra forma para contribuir para humanização e prol de uma nova forma de convivência ética, e não pensarmos em nós mesmo, mas também no nosso próximo, se retribuímos também irão nos retribuir formando uma sociedade mais humanizada onde todos buscam o mesmo objetivo.
INTRODUÇÃO:
Pressupõe que o conhecimento do ser humano sobre o que é ética é de superar múltiplas barreiras, internas e externas que impedem de acessá-lo. Em MICHAEL LÖWY, (2009 sonhava com uma sociedade livre, igualitária e fraterna, livre da dominação e exploração.
A educação da ética quanto para ética pedagógica não se basta identificar o conflito, tem que desenvolver a força de vontade e as habilidades necessárias fazer a voz, ou seja, a tarefa de um educador neste caso é buscar formas adequadas em que confronta com a própria situação auxiliando-os na análise dos descaminhos e os fortalecê-los a seguir o próprio caminho. Mas isto não é tarefa fácil, mas para os que abraçam esta tarefa talvez não consiga atingir a meta, porém os momentos de êxito são de