Caminho das letras
O que é dito pode infectar o homem de inúmeras maneiras. Muitas vezes uma interpretação errada traz a ideia de um caráter duvidoso e de grosseria que não é intencional, mostrando um pensamento diferente da realidade e eivando amizades e até carreiras profissionais. Uma forma comum de contaminação é demonstrada em situações onde não é usado um filtro dos pensamentos para as palavras, ou seja, as palavras não são escolhidas com cautela ao transmitir as ideias, podendo ferir e magoar quem escuta, mesmo que esse não seja o objetivo.
É comum se ouvir que as atitudes formam a pessoa e o seu futuro, mas o que são as atitudes senão a reflexão dos nossos pensamentos e consequentemente do que dizemos? É possível perceber que entender que as palavras do próximo podem contaminar as nossas ideias e assim tudo que vem de nós, é importante. Tudo que se escuta deve ser processado e analisado, assim, consegue-se distinguir o que traz benefícios do que somente traz pensamentos ruins e que não somam coisas boas em nossas vidas.
Tanto o que é dito, como o que é escutado pode configurar o caráter e os ideais de uma pessoa. As palavras, não importa de onde venham, fazem quem nós somos e o que vamos passar aos outros. Palavras não são somente conjuntos de letras, e sim a forma mais poderosa de mudar o mundo. Com a comunicação é possível o entendimento mútuo, uma troca de opiniões e muitas vezes uma conclusão do que é melhor, tornando alcançável a quebra de paradigmas e uma caminhada conjunta entre os seres humanos.