Caminho da Sustentabilidade
As questões sobre desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, abrange vários aspectos, todos inter-relacionados, a saber: Ambiental, cujo enfoque se da na preservação do meio ambiente em relação a qualquer atividade humana utilizando recursos naturais. Econômico, ou seja que as atividades de produção e consumo devem ser desenvolvidas num ambiente e num espaço que preserve a continuidade da própria ação no tempo, sustentado a geração atual e as futuras sem esgotar estes recursos, ou se assim acontecer oferecer fontes alternativas para a vida. Social, centrado na possibilidade de que toda a ação deve dirigir-se ao bem estar do homem, seu acesso e inclusão a todos os meios que lhe garantam o mínimo de dignidade humana, entendida estas como os princípios universais dos direitos humanos.
Embora muitos estudiosos do assunto descreverem, que as três dimensões acima descritas, Ambiental, Econômica e Social, são suficientes para explicar o assunto, não podemos fechar os olhos sob pena de entrarmos num processo utópico e demagógico a respeito da sustentabilidade, que a dimensão cultural, ou seja, a forma como os povos encaram produção e consumo, a reeducação destes ciclos, deve ser vista como fator primordial para a reversão da depredação do planeta, pois podermos estar buscando saída para justificar desperdícios.
Outro aspecto relevante se da no campo político, pois embora a sustentabilidade e a preservação do planeta seja assunto de consenso, visto pelo ângulo da não extinção humana do planeta, quando relacionado a economia, e as possíveis perdas que países desenvolvido teriam ao se adaptarem a normas de preservação ambiental, tem-se profundas situações de pressões políticas, relacionados sempre a poder se dominação.
Diante da crise ambiental o homem oferece algumas respostas para o problema como por exemplo a Tecnologia, a produção de meios que viabilizem por exemplo a substituição das fonte energéticas fosseis por