O que é seis sigmas
É uma metodologia focada na eliminação dos defeitos de processos dentro de uma organização e que tem como objetivo máximo proporcionar aos seus clientes um serviço/produto, próximo da perfeição.
A metodologia se baseia no desenvolvimento de projetos com forte aplicação estatística com coerente alinhamento no uso das ferramentas da qualidade e uso de métodos quantitativos em geral.
Seis Sigma também é definido como uma estratégia gerencial para promover mudanças nas organizações, fazendo com que se chegue a melhorias nos processos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de processos produtivos ou administrativos o Seis Sigma tem como prioridade a obtenção de resultados de forma planejada e clara, tanto de qualidade como principalmente financeiros.
O Seis Sigma significa muitas coisas e é usado de diferentes maneiras. Eis aqui algumas maneiras de se utilizar essa metodologia:
Seis Sigma como Benchmark
Seis Sigma como Meta.
Seis Sigma como Medida.
Seis Sigma como Filosofia.
Seis Sigma como Estatística.
Seis Sigma como Estratégia.
Seis Sigma como valor.
Seis Sigma como visão.
COMO SURGIU?
Em meados da década de 1980, a Motorola decidiu levar a questão da qualidade a sério. Ficando para trás em relação aos concorrentes estrangeiros que conseguiam vender produtos de melhor qualidade e custos inferiores. Nessa época, a Motorola destinava cerca de 5% a 10% dos investimentos - as vezes até 20% - para corrigir defeitos em seus produtos, o que equivalia cerca de US$ 900 milhões por ano. Então a Motorola criou o programa Seis Sigma, cujo conceito estatístico é muito simples: reduzir a variabilidade de um processo de tal maneira que entre a sua média até o limite da especificação (superior ou inferior) contenha seis vezes o desvio padrão.
QUEM CRIOU?
De modo simplificado, o 6-Sigma é um programa de redução de defeitos que nasceu na Motorola sob influência das idéias de Joseph M.