“Caminhando e cantando”: os caminhos da canção engajada de chico buarque de holanda e geraldo vandré (1964-1985)
“CAMINHANDO E CANTANDO”: OS CAMINHOS DA CANÇÃO ENGAJADA DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA E GERALDO VANDRÉ (1964-1985)
PARANAGUÁ
2012
FERNANDO M. COELHO, LEONARDO HENRIQUE M. DE OLIVEIRA, RITA PILATI, LETÍCIA, RAFAELA PILATI, MAURO E STELA NIERO
“CAMINHANDO E CANTANDO”: OS CAMINHOS DA CANÇÃO ENGAJADA DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA E GERALDO VANDRÉ (1964-1985)
Trabalho acadêmico destinado á disciplina de História Brasil III, visando à obtenção da nota do 4° bimestres do curso de História, do Departamento de Ciências Humanas, Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá.
Professora.: Eulália Aparecida de Moraes
PARANAGUÁ
2012
Resumo
O presente artigo pretende analisar engajamento político e transferência intelectual dos compositores Chico Buarque de Holanda e Geraldo Vandré durante o período da Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). A metodologia adotada para a realização do trabalho é a história dos intelectuais, onde será analisado o posicionamento dos artistas através de suas composições musicais. O trabalho objetiva entender as diferenças entre os estilos poéticos e linguagens de expressão nas canções de protestos ao Regime Militar dos intelectuais analisados, onde o primeiro adota uma forma mais direta e o segundo utiliza-se de metáforas e mensagens implícitas em suas canções.
Palavras Chave: Musica; Intelectuais, Ditadura Militar.
1 INTRODUÇÃO Todas as estruturas oriundas das composições musicais do período estudado não surgem de forma espontânea, por trás dela existe todo um trabalho intelectual do artista que reflete sobre a sociedade, e formulam modos de combater os mecanismos repressivos. Considerando a existência da