Camadas de Rede Modelo OSI
Camada Física.
A camada física, camada inferior do modelo OSI, está encarregada da transmissão do fluxo de bits brutos não estruturados através de um meio físico. E ela descreve as interfaces elétricas/ópticas, mecânicas e funcionais com o meio físico e transporta os sinais para todas as camadas superiores. Ela fornece o seguinte:
Codificação de dados: modifica o padrão de sinal simples (1s e 0s) usados pelos computadores para acomodar melhor as características do meio físico e para ajudar na sincronização de bits e quadros. Ela determina o seguinte.
Qual estado de sinal representa um binário.
Quando a estação de recepção sabe quando um “tempo de bit” começa.
Como a estação de recepção delimita um quadro.
Conexão com o meio físico, acomodando várias possibilidades.
Um transceptor externo (MAU) será usado para a conexão com o meio?
Quantos pinos têm os conectores e para quê cada um deles é usado.
Técnica de transmissão: Determina se os bits codificados serão transmitidos por sinalização de banda base (digital), ou de banda larga (analógica).
Transmissão do meio físico: transmite os bits com sinais elétricos ou ópticos apropriados para o meio físico e determina:
Quais opções de meio físico podem ser usadas.
Quantos volts/db devem ser usados para representar um determinado estado de sinal, usando um meio físico específico.
Camada de vínculo de dados.
A camada de vínculo de dados proporciona uma transferência de quadro de dados sem erros de um nó para o outro através da camada física, permitindo que as camadas acima dela assumam a transmissão praticamente sem erros através do vínculo. Para fornecer isso, a camada de vínculo de dados fornece.
Estabelecimento de finalização de vínculo: estabelece e finaliza o vínculo lógico entre dois laços.
Controle de trafego de quadros: Instrui o nó de transmissão a se “retirar” quando não houver buffers de quadros disponíveis.
Sequenciamento de quadros: transmite/recebe quadros