Redes de computadores e internet modelo osi e suas camadas
MODELO OSI E SUAS CAMADAS
MODELO OSI E SUAS CAMADAS
LANA CAROLINA TERRIANO DA CUNHA
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Redes de Computadores e Internet, do curso de Sistemas para internet, noturno, da Universidade FMU ministrado pelo Professor Moisés Perez Renjiffo.
SUMÁRIO
1 PROTOCOLOS 5
2 APRESENTAÇÃO DO MODELO OSI/ISO 6
2.1 Níveis e Interface. 6
2.1.1 Definição das Camadas. 7
2.1.2 Nível 1: Físico 8
2.1.3 Nível 2: Enlace 8
2.1.3.1 Subnível Enlace: LLC 9
2.1.4 Nível 3: Rede 9
2.1.5 Nível 4: Transporte 11
2.1.6 Nível 5: Sessão 11
2.1.7 Nível 6: Apresentação 12
2.1.8 Nível 7: Aplicação 12
3 COMPARAÇÃO MODELO OSI – TCP/IP 12
INTRODUÇÃO
Uma rede pode usar diversos protocolos, como o TCP/IP, o NetBEUI e o SPX/IPX, entre outros. Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. No geral é composto por 7 camadas, em que cada uma fornece um conjunto de funções à camada de cima, baseando – se nas funções que lhe são oferecidas pela camada abaixo. O ISO/OSI não é considerado uma arquitetura de rede, pois não específica exatamente os serviços e protocolos a serem usados em cada camada, representando assim somente um modelo de base para a construção de rede.
PROTOCOLOS
Na área de comunicação, um protocolo é um conjunto de regras ou convenções que governam a operação e o intercâmbio de informações entre dois sistemas computadorizados. Tanto o modelo OSI como o TCP/IP funcionam através de pilhas de protocolos, formando assim categorias. Utilizando esses sistemas, criaram-se as seguintes vantagens: • Sistema Estruturado; • Facilidade de entendimento e visualização;