Camada de ozonio
Buraco na Camada de Ozônio
DEFINIÇÃO
O ozônio é uma molécula que existe em toda a estratosfera com maior concentração entre 25 e 30km de altura, na região chamada camada de ozônio.
Camada de Ozônio: Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida. Mas, nas alturas da estratosfera é um filtro a favor da vida. Sem ele, os raios ultravioleta poderiam aniquilar todas as formas de vida no planeta.
Buraco na Camada de Ozônio: Devido ao desenvolvimento industrial, passaram a ser utilizados produtos que emitem clorofluorcarbono, um gás que ao atingir a camada de ozônio destrói as moléculas que a formam (O3), causando assim a destruição dessa camada da atmosfera. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio também inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.
Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida. Desde então, têm se acumulado registros de que a camada está se tornando mais fina em várias partes do mundo, especialmente nas regiões próximas do Pólo Sul e, recentemente, do Pólo Norte.
(http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/camada_ozonio/, acesso em 21/05/2011 às 23hr39min)
PRINCIPAIS PROBLEMAS
É a maior incidência de raios ultravioleta sobre a Terra que acaba provocando o câncer de pele, que mata milhares de pessoas por ano em todo o mundo. A radiação ultravioleta afeta também o sistema imunológico, minando a resistência humana a doenças como herpes, e também pode provocar catarata.
Os seres humanos não são os únicos atingidos pelos raios ultravioleta. Todas as formas de vida, inclusive plantas, podem ser