sociologia
Muitas pessoas possuem algumas dúvidas do que realmente um Assistente Social executa em sua profissão, a intenção principal do texto é explicar de fato o que é Serviço Social, e por esse motivo que a autora Ana Maria Ramos resolveu escrever um livro na tentativa de deixar as pessoas mais esclarecidas.
No livro o que é Serviço Social a autora relata sobre as mudanças que ocorreram no decorrer da história do Serviço Social começando da idéia de que muitos achavam que Assistente Social era a boa moça paga pelo governo para ajudar os pobres, fazendo caridade, até a visão que temos hoje em dia, de garantir os direitos dos mais necessitados
As damas da caridade prestavam ajudas as populações mais pobres da sociedade, A igreja e o Estado pretendiam resolver os problemas sociais através da reforma de costumes, a igreja ficava responsável por garantir a filantropia das damas ricas que planejavam ganhar o céu através da distribuição de ajuda material e de conselhos e o Estado se responsabilizava por manter a paz.
Mary Richmond foi uma assistente social norte-americana escreveu um livro a respeito é e de como deve a prática do Serviço Social, uma de suas implicações era dedicar-se a personalidade das pessoas e ao ambiente em que vivem. Ela produziu o livro Serviço Social de casos Individuais, proporcionou maior seriedade à profissão, que já mais voluntária, mas profissional. Como a demanda tava muito grande surgiu outras formas de atuação, como o Serviço Social de grupo e posteriormente o Serviço Social de Comunidade.
Os Assistentes Sociais tinham que se manterem neutros, frios e emocionalmente distantes dos problemas de seus assistidos, o que era muito difícil, pois os problemas eram profundos e humanos demais,