Filosofia e ética
A assessoria de comunicação é importante para dar visibilidade as ações.
Pessoas públicas Políticos, governantes, artistas, celebridades, profissionais liberais e outros.
O profissional que se dedica à área pode atuar:
- Comunicação corporativa (dedicando-se à comunicação interna (ou endomarketing, na visão do Marketing, destinada ao público interno das organizações);
- Relacionamento com a imprensa (intermediário entre a marca, pessoa física ou jurídica, e a imprensa, vista como um importante elemento de influência na formação da opinião pública);
- Produção de material institucional (organização e promoção de eventos, entre outros).
A profissionalização da área no Brasil ocorre em 1980 quando jornalistas experientes migraram das redações em crises para as assessorias.
Pontos fortes da comunicação:
Visibilidade = Todos querem se tornar visíveis diante dos seus públicos de interesse e reconhecem a comunicação como uma área estratégica capaz de diferenciá-los da "concorrência".
Grandes empresas = Possuem um próprio setor para área de comunicação;
Governos Estaduais e Municipais = têm criado estruturas próprias, além de contratar serviços de empresas especializadas em algumas áreas, como de produção de portais e sites, informativos etc.
Concursos = contratação de jornalistas, publicitários e relações públicas têm se tornado uma rotina.
Público = Em comum, todos buscam presença qualificada na imprensa, que costuma se traduzir em credibilidade, reputação, visibilidade, novos negócios e ascensão social, além de ganhos financeiros.
Cada vez mais as marcas (físicas ou jurídicas) buscam a mídia porque ela é considerada pelo público a instituição de maior credibilidade na disseminação das informações.
O assessor de imprensa atua construindo uma boa relação entre pessoas públicas e organizações, atuando como intermediário para diferentes clientes.
Mix de comunicação comunicação integrada