Calçados de proteção
O que são
Os calçados de segurança também podem ser chamados de bota de segurança, botina de segurança ou tênis de segurança, dependo de seu modelo. Este EPI é produzido com diferentes materiais, com destaque para o couro, borracha ou PVC. Os calçados de segurança protegem os pés do trabalhador dos riscos do ambiente, seguindo as NBRs, que buscam garantir a qualidade, e as mesmas dividem-se em:
Calçado de segurança - NBR ISO 20345:2008 – protege contra impactos no bico até 200 Joules e possui 15 kN de resistência à compressão do bico.
Calçado de proteção - NBR ISO 20346:2008 - são contra impactos de 100 Joules e têm 10 kN de resistência.
Calçados ocupacionais - NBR ISO 20347:2008 - são os que não têm proteção no bico, mas possuem pelo menos outro requisito para proteger o trabalhador Além dos riscos, a escolha deve considerar também o conforto do usuário. No mercado, há variedade de materiais e de soluções. Já é possível o uso de materiais sintéticos na composição de cabedal, o que propicia um melhor custo do EPI. Para se fazer uma boa seleção, deve-se escolher o calçado adequado conforme os riscos a que os trabalhadores estão submetidos. Um ponto que deve ser considerado na escolha é o piso, além da atividade a ser realizada pelo trabalhador, outro quesito é o conforto.
O Calçado de Segurança É considerado Equipamento de Proteção Individual , que tem por finalidade proteger os pés contra riscos de origem mecânica, térmica, de perfurações, etc. Existem dois modelos diferenciados para calçados de segurança: calçados com biqueira de aço e calçado sem biqueira para uso de eletricistas.
2.1. Calçado de Segurança É considerado Equipamento de Proteção Individual , que tem por finalidade proteger os pés contra riscos de origem mecânica, térmica, de perfurações, etc. Existem dois modelos diferenciados para calçados de segurança: calçados com biqueira de aço e calçado sem biqueira para uso de eletricistas.
2.2. Calçado Comum