Calorímetro
UNIDADE ACADEMICA DE CIENCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL
A Determinação do Equivalente em Água de um Calorímetro
A Determinação do calor específico (capacidade térmica mássica) de um solido: alumínio e aço
DISCILPLINA: Laboratório de Física
PROFESSOR: José Roberto
RELATÓRIO Nº: 07
AUTOR: Sem autor
MATRÍCULA: 00000000
TURMA: 2B
Realização do Experimento: 26 / 03 / 2013
Pombal/PB
Março de 2013.
RESUMO
Nesse relatório será possível identificar as trocas de calor envolvidas no processo experimental de determinação do equivalente em água de uma calorímetro, onde, posteriormente fosse determinado os calores específicos de corpos sólidos metálicos no caso: cilindro de alumínio e de ferro e ao final de cada determinação verificar se os valores obtidos foram aceitáveis, considerando para ambos uma margem de erro associada ao desenvolvimento do experimento e do próprio equipamento usado na pratica experimental.
INTRODOÇÃO
O equivalente em água de um calorímetro é a massa de água (em gramas) que equivale, em efeito térmico, ao conjunto de componentes do calorímetro (vaso, tampa, agitador, termômetro, etc).
O equivalente em água do calorímetro é uma de suas características mais importante. O calorímetro experimenta todas as trocas de calor necessárias para atingir o equilíbrio térmico, logo, ele interveem e deve ser considerado nos cálculos pertinentes à estas trocas. Uma vez definida todos os componentes do calorímetro, o sistema fica invariável em sua constituição (física e quimicamente). Isto permite determinarmos a quantidade de calor necessária para elevar sua temperatura de 1 °C.
Uma vez determinado o equivalente em água de um calorímetro, não deve-se trocar nenhuma de suas partes, caso contrário o calorímetro se modifica e o equivalente em água deve ser determinado novamente. O equivalente em água de um calorímetro é determinado a partir de duas massa de água a temperatura diferente. É de suma