Aquisi O
A globalização trouxe a queda das barreiras de entrada de diferentes artigos importados, os tornando inevitáveis. Esse processo trouxe facilidade para a vida das pessoas pela competição dos preços dos produtos importados versus o nacional, diversificando as opções de aquisição. Mas, por outro lado, existe um perigo: a facilidade de aquisição e os custos reduzidos podem levar a uma compra com qualidade duvidosa (Simionato, 1999).
Devido à importância dos fornecedores nessa cadeia, o melhor caminho é formar um leque de empresas qualificadas, no qual o produto e seu fornecedor sejam parametrizados por qualificação (Azevedo, 2003). Homologação e Qualificação de Fornecedores constitui o serviço de levantamento e avaliação de informações de fornecedores, a fim de determinar suas capacidades técnicas e aptidão para satisfazer às necessidades de seus clientes, considerando a qualificação de seus meios, insta- lações e organização (SGS do Brasil, 2003). Segundo Dabkiewicz (1998), identificar, selecionar e, principalmente, qualificar fornecedores é uma questão de necessidade e sobrevivência para as indústrias farmacêuticas, especialmente no mercado globalizado por vários motivos, sendo os mais importantes deles, a qualidade gerada com esse processo, a diminuição de estoques e melhorias no desempenho da produção.
2. AQUISIÇÃO DE MATERIAL (medicamentos, matéria prima e produtos)
A questão da aquisição das matérias-primas, medicamentos ou produtos constitui fator decisivo na manutenção da garantia da qualidade dos produtos ou serviços, sendo recomendado que este procedimento seja realizado sempre por funcionários qualificados e treinados. Aliado à necessidade dos funcionários devidamente habilitados, as matérias-primas, medicamentos e produtos devem ser adquiridas somente dos fornecedores qualificados e incluídos na lista de fornecedores da empresa, preferencialmente, diretamente do produtor. As especificações estabelecidas pelo fabricante