Calorimetro
Este trabalho descreverá a construção e os resultados experimentais de um calorímetro, tendo como base de sua construção um tubo de PVC. Resultados para calor específico e condutividade térmica também serão apresentado e os mecanismos de perda de calor serão analisados, sendo apresentados os resultados de algumas estimativas, que serão comparadas com o coeficiente total de transporte de calor obtido experimentalmente.
O calorímetro é um protótipo que nos foi apresentado para realizarmos o Projeto Integrador do 3° semestre de Engenharia Civil, onde colocaremos em prática tudo o que nos foi ensinado ao longo do semestre aplicando as matérias de Física Geral e Experimental III, Química Geral e Experimental, Cálculo Numérico, Cálculo Diferencial e Integral II e Probabilidade e Estatística.
TEORIAS
Calorimetria
A calorimetria é a ciência que estuda o calor, que é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura pra outro com menor temperatura.
Em um sistema isolado, o calor é transferido do corpo de maior temperatura para o corpo com menor temperatura até que o equilíbrio térmico seja atingido.
Trocas de Calor
A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, que não é a energia que o corpo possui. A unidade de medida da quantidade de calor Q no Sistema Internacional (SI) é o Joule (J).
Calor Sensível
Quando há variação de temperatura sem que haja variação do estado físico matéria, dizemos que o calor é sensível.
Podemos calcular o calor sensível pela equação:
Q = m.c. ΔT
Onde:
Q = quantidade de calor c = calor específico m = massa
ΔT = variação de temperatura
Capacidade Térmica
É a quantidade de calor que produz no corpo uma variação unitária de temperatura.
Matematicamente podemos escrever a capacidade térmica peça equação:
Q = C. ΔT
Onde:
C = Capacidade Térmica
Q = Quantidade de Calor cedida ou recebida pelo corpo
ΔT = Variação da