calorimetria
Béquer de 500 ml
Erlenmeyer de 250 ml
Proveta de 100 ml
Bastão de vidro
Termômetro
Sargento
Vidro de relógio
Solução de HCl (cloreto de sódio) 0,5 mol/L
Hidróxido de sódio sólido (NaOH(s))
Solução de NaOH 0,5 mol/L
Procedimento
Os experimentos devem ser feitos com o erlenmeyer dentro de um béquer, separados por um papel, e um termômetro para medição de temperatura das soluções.Antes de cada experimento deve-se medir a massa do erlenmeyer limpo e seco.
Experimento 1:
Deve-se encher o erlenmeyer com 100 ml de água fria. E medir a temperatura da água. Depois pese 2g de hidróxido de sódio (NaOH) e acrescente ele na água do erlenmeyer.O termômetro deve ser introduzido na solução, o frasco é movimentado, e a maior temperatura atingida é anotada.
Experimento 2:
Coloque 50 ml de solução 0,5 mol/L de HCl( ácido clorídrico) no erlenmeyer e o termômetro logo após e faça a medição da temperatura inicial.
Deve-se adicionar 50 ml de solução de hidróxido de sódio 0,5 mol/L à solução inicial.Mistura-se rapidamente o erlenmeyer e a maior temperatura atingida é anotada.
Experimento 3 :
Coloque 100 ml de HCl(ácido clorídrico) 0,5 mol/L e agite cuidadosamente. Com o termômetro anote a temperatura inicial. Depois pese 2g de hidróxido de sódio sólido (NaOH(s)).Acrescente o hidróxido de sódio na solução do erlenmeyer e coloque o termômetro dentro dele.Movimente o frasco até o hidróxido de sódio ser totalmente dissolvido e anote a maior temperatura atingida.
Resultado
Em todas as soluções pode-se perceber que a temperatura final é maior que a inicial.Sendo que na terceira solução houve a variação mais expressiva de temperatura.