contabilidade aplicada no agronegócio ( incompleto )
Considera-se atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração, exploração vegetal e animal, exploração da apicultura, avicultura etc. Fazendo uso dessas atividades e a comercialização delas surgiu uma área chamada agronegócio, que hoje, é um dos setores mais importante da economia brasileira. Segundo Calderelli (2003, p. 180), “a Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na orientação, controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária”.
O agronegócio se divide em três atividades distintas:
a) Atividades agrícolas – produção de vegetal, que se divide em dois grandes grupos: Cultura hortícola e forrageira e as Arboriculturas.
b) Atividades zootécnicas – produção de animais, que se divide em Animais de grande porte (pecuária) e Animais de pequeno porte (avicultura, apicultura, tec.).
c) Atividades agroindustriais – indústrias rurais, relacionadas a transformação das matérias primas proveniente da agricultura, pecuária, ou qualquer outra área. São as indústrias onde ocorre as etapas de beneficiamento, processamento e transformação da matéria prima em produtos não alimentares (fibras, couros, óleos não comestível) e alimentos líquidos e sólidos como suco, polpas, extratos, lácteos, carnes, etc.
1. Atividade Agrícola: é a Produção vegetal, que assim se subdivide em dois grandes grupos: Culturas hortícula e forrageira (cereais, hortaliças, fibras, floricultura etc.) e Arboricultura (florestamento, pomares, seringais etc.).
1.1 Contabilizações na atividade agrícola A contabilidade tem por finalidade analisar, interpretar e registrar os fenômenos que ocorrem no patrimônio das pessoas físicas e jurídicas. Expõem aos seus usuários, por meio de relatórios próprios, as informações sobre o comportamento dos negócios para as tomadas de decisões. Assim, o