Calorimetria
Disciplina: Química Experimental
Professora: Maria Del Pilar Hidalgo Falla
16 de maio de 2013
SUMÁRIO
1 – Título: “Calorimetria.”.
2 – Introdução: Termodinâmica é o estudo das transformações de energia. É ela quem explica por que as reações ocorrem e é quem permite predizer o calor absorvido ou liberado nas equações químicas. A energia de um sistema pode ser alterada pela transferência de energia para a vizinhança em forma de calor, que é a energia transferida como resultado de uma diferença de temperatura. A energia que fica armazenada nas substancias, submetida a uma pressão constante é chamada de entalpia. A variação da entalpia é dada pela entalpia final menos a inicial, é representada por ΔH e é igual ao calor trocado (q) entre a reacional e o exterior. É possível calcular a entalpia utilizando um calorímetro, que consiste em um sistema fechado que não permite troca de calor com o ambiente, é formado basicamente por um recipiente que é envolvido por outro recipiente fechado de paredes mais grossas e isolantes, onde é inserido um termômetro e um agitador, ou apenas um termômetro que também é utilizado com agitador.
Figura 1: Calorímetro Se a entalpia encontrada for menor que 0 ela libera calor, ou seja, é exotérmica, caso seja maior que 0 absorve calor e é endotérmica. A quantidade de calor é diretamente proporcional a variação de temperatura. A capacidade calorífera (C) é a quantidade de calor necessária para que haja uma variação unitária de temperatura e está relacionada diretamente com a massa do corpo. Ela é calculada da seguinte forma:
Sendo que a unidade de capacidade térmica é 1 cal/°C ou 1J/°C. O calor específico (c) é a capacidade térmica por unidade de massa, e é uma característica da substancia de que é feito. É dada por:
O calor sempre flui espontaneamente do corpo mais quente para o corpo mais frio, ao