calçados
MARKETING
TRABALHO DE CONVERGÊNCIA
MULTIDISCIPLINAR
CAIO AYROSA PONTE
CAMILLA CARRAPATOSO NASCIMENTO CARDOSO
LUANA SENNO RIBAS
SOPHIA SAGGIO BERTASI
TAYLA ERUSTES MAIA
SETOR CALÇADISTA
SEGMENTO DE MODA CALÇADISTA
2013-1
São Paulo
1. Identificação do segmento do negócio
O setor de moda envolve um grande circuito produtor, o qual cada estágio possui características específicas - tecnológicas e organizacionais. Os processos de criação e de costura são feitos separadamente; sendo esse último muitas vezes propenso a terceirização.
Segundo relatório da OMC, o total de capitalização da indústria da moda é de
US$ 412,457 milhões em exportação, demonstrando sua importância no sistema de comércio internacional.
As barreiras à entrada são baixas, fazendo com que a indústria do vestuário fique altamente acessível a diversos países. A China é o maior produtor mundial, seguida de países como Índia, Brasil, Indonésia, Vietnã e Itália que possuem grande participação na produção desse setor. Atualmente, essa produção tem se deslocado em direção aos países em desenvolvimento devido ao baixo custo e mão-de-obra barata.
“Na manufatura de vestuário, geralmente a injeção de capital é baixa, a intensidade do trabalho é alta, o porte médio das fábricas é pequeno e a tecnologia é relativamente simples.” ( DICKEN, Peter – Mudança Global p. 279)
“A força de trabalho desse setor em sua grande parte é desqualificada ou semiqualificada, e de maioria por imigrantes ou membros de grupos étnicos minoritários. As condições de trabalho exibe, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, fábricas precárias em instalações e exploração intensa de mão-de-obra com salários baixíssimos, entretanto, a legislação vem cada vez mais diminuindo esse tipo de estrutura e condições para esse setor, mas é evidente que fábricas exploratórias de mão-de-obra não desapareceram. A natureza altamente fragmentada e geralmente