Calçados
Em 1305, para uniformizar as medidas em certos negócios, o rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que fosse considerada como uma polegada a medida de 3 grãos secos de cevada, colocados lado a lado. Os sapateiros ingleses gostaram da idéia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho padrão, baseados no grão de cevada. Desse modo, um calçado infantil medindo treze grãos de cevada passou a ser conhecido como tamanho 13 e assim por diante.
Em meados do século XIX começaram a surgir as máquinas para auxiliar na confecção dos calçados mas, só com a máquina de costura o sapato passou a ser mais acessível.
A partir da quarta década do século XX, grandes mudanças começam a acontecer na Indústria calçadista, como a troca do couro pela borracha e pelos materiais sintéticos, principalmente nos calçados femininos e infantis.
Sistema de Numeração dos Calçados
Há três sistemas básicos universais: Inglês, Americano e Francês.
Sistema Inglês e Americano: Baseiam-se na polegada (unidade de medida inglesa), que corresponde à l/3 do pé ou 2,54 cm. Entre um número e outro há uma diferença de 8,466 mm.
Sistema Francês: Baseia-se no centímetro, e a diferença entre um número e outro é de 6,666 mm. No Brasil, utilizamos a escala francesa modificada. Ou seja, um calçado número 37 na França corresponde para nós a um 35."
02 - COMO SURGIU O SAPATOS
"história do sapato começa com as evidências que mostram o momento que o homem sentiu necessidade de proteger os pés.
Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
Existem evidências que a história do sapato começa a partir de 10 mil a.C., ou seja, no final do