educação física
VICTOR LOPES SOUZA EF1T1
ANANINDEUA - PA 2014
ARTICULAÇÕES PLANAS – Nas Articulações planas,as superficies artuculares são essencialmente rasas (plana) e perimitem apenas pequenos deslizamentos ou movimentos de translação.
Exemplos: As intracárpicas e as intratársicas,e as e as articulações entre o processo articulares vertebrais. O deslizamento não envolve rotação ao redor de qualquer eixo,e as articulações que realizam esses deslizamentos são o único exemplo de articulações não-axiais.
ARTICULAÇÕES DO TIPO GÍNGLIMO - As superfícies articulares permitem movimento em um só plano, assemelhasse a uma dobradiça. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais.
Exemplo: Os gínglimos uniaxiais permitem apenas a flexão e extensão, Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.
ARTICULAÇÕES TROCÓIDEAS - Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô.
Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal na qual a cabeça do rádio gira dentro do ligamento anular fixado à ulna.
atlanto-axial que permite você mover sua cabeça de um lado pra o outro para indicar “não”.
ARTICULAÇÕES ELIPSÓIDEAS - A superfície articular oval de um osso se encaixa numa depressão complementar no outro osso, a característica importante é que ambas as superfícies articulares são ovais. As articulações elipsóideas biaxiais permitem todos os movimentos angulares, ou seja, flexão e extensão, abdução e adução e circundução
Exemplos: As articulações