Calorimetria
Pedro Henrique de Queiroz Rocha Mat.: 11/0083890
Victor Massa Fiameni Mat. 11/0021274
Prof° Marcelo
Relatório Científico Aula 12: Calorimetria
Resumo Sabe-se que a termodinâmica trás as relações de energia em forma de calor e suas equivalências mecânicas entre os diversos sistemas físico-químicos. Neste experimento pretende-se determinar o equivalente entre a calorimetria e o joule, assim como analisar de forma prática os fenômenos de troca de calor entre materiais com propriedades diferentes e seu equilíbrio térmico.
Introdução Calorimetria é a medida do calor liberado ou absorvido numa transformação química. O aparelho utilizado nessa medida é o calorímetro, sendo o mais simples deles, o calorímetro de água. Quando uma transformação ocorre no interior de um calorímetro de água, a água que ele contém sofre aquecimento ou resfriamento. Medindo-se a elevação ou abaixamento da temperatura dessa massa de água, é possível calcular a quantidade de calor liberada ou absorvida na transformação através da expressão:
Q = m.c.Dt Equação 01 A Equação 01 é capaz de calcular a Quantidade de calor Liberado ou Absorvido em uma reação, onde: Q = quantidade de calor liberado ou absorvido (J); m = massa da substância (g); c = calor específico da substância (J/g °C); Dt = variação de temperatura (°C). Também dentro dos assuntos de termodinâmica e de calorimetria sabemos determinar a Capacidade Calorífica ou Equivalente em Água do Calorímetro (K) Esta determinação é necessária porque o calorímetro troca calor com o sistema que está sendo investigado no seu interior. Este processo é denominado de calibração. A calibração é feita pela mistura, no interior do calorímetro, de quantidades conhecidas de água fria e quente.
Parte experimental ← Parte I - Determinação da capacidade calorífica do calorímetro
a)