Administração pública x administração privada
A palestra procura esclarecer o processo da administração pública, que vai muito além das ordens dadas pelo governo, pois a mesma esta ligada ao conjunto de órgãos que visa o bem coletivo.
Sendo assim verificamos que a administração pública é formada por um conjunto de órgãos, serviços e agentes do estado, junto à população que assegura a realização e satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a saúde e o bem estar da sociedade.
Esta administração pode ser direta e indireta, onde a administração direta é composta pelos órgãos ligados ao poder central, ou seja, o federal, o estadual, e o municipal junto a seus ministérios e secretarias; e a administração indireta é composta pelas entidades com personalidades jurídicas própria, que realizam as atividades do governo de forma descentralizada. Exemplo: As fundações e empresas públicas.
O objetivo da administração pública é realizar projetos para melhorar tudo que é para o bem comum, um exemplo disso pode ser observado quando é realizada a reforma, duplicação e construção de novas rodovias. Para realizar estes interesses ela segue os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Em contrapartida a administração privada, que é aplicada dentro das empresas privadas visa o lucro. Esta tem livre árbitro (dentro das leis vigentes no país), de realizar os procedimentos que julgarem necessários para que a mesma saia na frente de seus concorrentes, conquistando o público alvo.
Para realizar procedimentos de melhoria dentro desta, seja para o bem dos funcionários ou para melhoria do serviço prestado, não é necessário licitações como na administração pública, basta ser apresentado um projeto à área competente que a mesma avaliará e dará seu aval para a realização ou não da atividade proposta.
A administração privada é voltada para as teorias propostas por Max Weber, pois o mesmo afirmava que as