Calor e Frio doenças do trabalho
Em 2011 67,7% dos municípios não contaram com programas de coleta de lixo. Verificou-se que 19,2% dos municípios já tinham projeto sendo elaborado. Outros 3,3% tinham projeto-piloto em andamento numa área restrita.
A Cooperativa de Reciclagem de Cerquilho (Cocerq) recolhe por mês uma média de 165 toneladas de lixo reciclável no município de Cerquilho (SP). A empresa tem dez anos de atividades e o objetivo é aumentar ainda mais este trabalho. Além de gerar renda para famílias, empresa ajuda a diminuir o lixo produzido na cidade.
Em Pernambuco, a Frompet é pioneira na reciclagem de embalagens PET. Um trabalho que iniciou em 2010 com os catadores de embalagens nos arredores da empresa, localizada em Jaboatão dos Guararapes. Hoje é abastecida por fornecedores de todo o Nordeste. São 1,5 mil toneladas de garrafas de PET recicladas por mês que se transformam em grãos (1 mil toneladas) e em flakes (1,3 mil toneladas). Flakes são flocos de vasilhames de PET ,trabalho que iniciou em 2010 e hoje responde pelo reaproveitamento de 1,5 mil toneladas/mês Segundo pesquisa do Plastivida, o Brasil recicla 21,7% de todo o plástico que é descartado pós-consumo. Atividade garante faturamento de R$ 2,4 bilhões anualmente. Uma pesquisa da Maxiquim encomendada pelo Plastivida Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos mostra o crescimento do setor. O número de empresas que reciclam plásticos passou de 493 para 815 entre 2003 e 2011. Como o reaproveitamento de 736.437 toneladas de plástico que voltam para a indústria, elas faturam R$ 2,4 bilhões por ano. A atividade emprega 22,7 mil trabalhadores no Brasil.
Brasil no ranking da reciclagem de embalagens de agrotóxicos:
O índice de reciclagem de embalagens de agrotóxicos no Brasil (94%) fica à frente de países como a Alemanha (76%) e o Canadá (73%).
Projeto de comunicação
Fonte: www.campograndenews.com.br