Trabalho
AGENTES FÍSICOS
Ruídos / Vibrações / Radiações / Temperaturas Extremas Pressões Anormais / Umidade
Mônica Pires monica.cpires@ig.com
AGENTES DE RISCOS – AGENTES FÍSICOS
A NR 9 considera risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores. Esses riscos são gerados pelos agentes que têm capacidade de modificar as características físicas do meio ambiente. Os agentes físicos se caracterizam por: Exigirem um meio de transmissão (em geral o ar) para propagarem sua nocividade; Agirem mesmo sobre indivíduos que não têm contato direto com a fonte do risco; Ocasionarem lesões crônicas ou mediatas aos indivíduos expostos.
A GRAVIDADE DEPENDE DA CONCENTRAÇÃO DO AGENTE NO AMBIENTE LEBORAL
AGENTES DE RISCOS – AGENTES FÍSICOS
RUÍDO
AGENTES FÍSICOS - RUÍDO
O ruído é o agente físico que constitui um dos maiores riscos potenciais para a saúde dos trabalhadores em suas atividades laborais. A exposição constante a ruídos pode, além da perda auditiva, levar a complicações cardiovasculares, estresse e suas consequências: cansaço, irritação, insônia, pressão alta, problemas digestivos e impotência. O ruído diminui o nível de atenção, o que favorece o crescimento dos erros cometidos, e consequentemente, o acidente. A adoção de medidas de controle do ruído no trabalho deve iniciar-se com análise dos processos de trabalho, das causas que originam, dos níveis de exposição, das vias de transmissão, EPI’s etc.
AGENTES FÍSICOS - RUÍDO
O ruído é divido em três situações conforme a sua frequência sonora: IMPACTO – (ex. explosões) – considerado um dos tipos de ruído mais nocivo à audição; INTERMINENTE (ex. marreta); CONTINUO (ex. motosserra). A unidade de medida do ruído é o decibel (dB). Postos de trabalho que superam a 80 dB, devem ser avaliados periodicamente, já que o risco de perda auditiva começa a ser significativo a partir desse nível, supondo-se um longo tempo de exposição.
AGENTES FÍSICOS - RUÍDO
A