calor sensível médio da água
O equilíbrio térmico é uma condição estabelecida pela matéria, quando em temperaturas opostas. O corpo com maior calor o cede para o corpo com menos calor (corpo “frio”) até que os dois estejam na mesma temperatura.
De acordo com a termodinâmica, todos os sistemas tendem para o equilíbrio. De fato, o equilíbrio é por definição o último estado atingido por um sistema livre de perturbações, mas é uma raridade universal. Um sistema termodinâmico está em equilíbrio termodinâmico, quando se está em equilíbrio térmico, o equilíbrio mecânico, equilíbrio radiativo, e equilíbrio químico. Nesse estado, não há fluxos de matéria ou de energia, não há mudanças de fase e não há potenciais desequilibrados (ou forças motrizes), dentro do sistema.
Em sistemas não equilíbrio, existem fluxos líquidos de matéria ou energia, ou mudanças de fase ocorrem, se tais alterações podem ser disparadas para ocorrer num sistema em que já não estiverem ocorrendo, diz-se estar em equilíbrio metaestável.
OBJETIVO
Este experimento tem como objetivo encontrar uma certa porção de massa de água fria conhecida a massa de água quente, através do equilíbrio térmico entre os dois sistemas.
MATERIAL UTILIZADO
Balança; Ebulidor; Calorímetro; Béquer; Termômetro.
METODOLOGIA
Tara o calorímetro Medição da temperatura inicial da água fria Medição da temperatura inicial da água quente Misturar a água fria com a água quente Determinação do Equilíbrio Térmico Determinar massa de água fria
Mreal (balança): 224,5g – 141,5 = 83,0g(massa da água fria)
Colunas1 Massa(g) c(calor especifico) ϴf ϴi
Água quente 141,5 1cal/g °C 53,9°C 78,3°C
Água fria 83 1cal/g °C 53,9°C 10,3°C
Qq + Qf = 0
mq .c .∆ϴ+(mf .c .∆ϴ)= 0
141,5 .1 .(53,9°C-78,3°C)+ (mf .1 .(53,9°C-10,3°C) )=0
mf=79,18 g
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Não foi levada em consideração a temperatura do calorímetro no experimento, a perda de