RELATORIO FISICA
Relatório apresentado à disciplina Laboratório de Física II sob orientação do professor Valdemir.
Introdução
A calorimetria é o ramo da física que se ocupa dos fenômenos decorrentes da transferência da forma de energia chamada calor.
A lei zero da termodinâmica diz que “Todo corpo possui uma propriedade chamada temperatura. Quando dois corpos estão em equilíbrio térmico, suas temperaturas são iguais”.
Temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas. Quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e quanto mais frio, menor a agitação.
Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio.
É necessário citar dois tipos de calor, calor sensível (ou calor específico) e calor latente. É denominado calor sensível, a quantidade de calor que tem como efeito apenas a alteração da temperatura de um corpo.
Este fenômeno é regido pela lei física conhecida como Equação Fundamental da Calorimetria, que diz que a quantidade de calor sensível (Q) é igual ao produto de sua massa, da variação da temperatura e de uma constante de proporcionalidade dependente da natureza de cada corpo denominada calor específico.
Diferente do calor sensível, quando fornecemos energia térmica a uma substância e sua temperatura não varia, mas seu estado de agregação se modifica, esse é o chamado calor latente. Essa é a grandeza física que informa a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância deve perder ou receber para que ela mude de estado físico, ou seja, passe do sólido para o líquido, do líquido para o gasoso e assim por diante. A quantidade de calor latente (Q) é igual ao produto da massa do corpo e de uma constante de proporcionalidade denominada calor latente de