Relat rio de fisica
1- Introdução
A lei de Hooke é representada F = -kr. Que consiste basicamente uma mola com uma constante elástica obedecendo ate certo ponto de elongação para não deformar a mola.
A mola sempre produzirá uma força diretamente proporcional ao seu deslocamento inicial, após aplicar tal força em uma mola, esticando-a ou comprimindo-a, sempre a mola fará uma força de movimento contrario. A constante elástica depende do material de que a mola é feita e das suas características geométricas. A força resultante no sistema é o peso da massinha, portanto: m.g = k.y
2- Objetivo
Este relatório tem como objetivo principal demostrar a prática experimental aplicando a Lei de Hooke, verificar a constante elástica massa-mola e deformação de mola causada pela atuação de uma força resultante igual ao peso de três massas distintas.
3- Materiais utilizados
- Suporte para pendurar a mola;
- Mola helicoidal;
- Três massas;
- Trilho de ar;
- Balança.
4- Fundamentos teóricos
Quando um corpo é sujeito à ação de uma força de tração ou de compressão, ele se deforma. No caso de o corpo voltar à sua forma original quando cessa a atuação dessa força, dizemos que o corpo sofreu uma deformação elástica. Em geral, existe um limite para o valor da força, a partir do qual acontece uma deformação permanente no corpo. A teoria da elasticidade estabelece que a deformação da haste depende do material de que é feita a haste, do peso aplicado e das dimensões geométricas. Dentro do limite elástico, teremos:
Que é a lei de Hooke, onde F é o módulo de F e kf é a constante de flexão da lâmina. Esta equação pode ser invertida, resultando em: y = (1/kf) F (2)
Após fazermos medidas da força aplicada F e a correspondente deflexão da lâmina y, podemos fazer um gráfico de y x F. Esperamos que o gráfico resultante seja uma linha reta. Assim, a relação matemática entre y e F deverá ser a equação de uma reta, ou seja, y = A + Bx (3)
Onde as constantes A e B são,