Historia de Mocambique 8
Ao longo dos anos, Moçambique tem enfrentado sérias dificuldades no estabelecimento de um governo estável e democrático no país. O país conquistou sua independência somente em 1975, quinze anos depois da maioria dos países africanos, tendo o poder colonial deixado poucos recursos para trás. Na sequência, o país foi quase imediatamente envolvido numa sangrenta guerra civil, em grande parte financiada pelos regimes brancos minoritários da Rodésia e, depois, África do Sul. E é em torno desta instabilidade e possíveis avanços de um país emergente da guerra colonial que alcançou a sua independência recente que se estende o presente trabalho, intitulado: “Moçambique Independente de 1975 – 1990”. É importante falar deste tema porque permite compreender a evolução histórica do país desde a proclamação da sua independência nos vários aspectos: sociais, económicos e políticos; e compreender precisamente as dificuldades que o país (jovem) enfrentou para se estabilizar.
O objectivo geral desta pesquisa é de analisar a situação do país (Moçambique) desde a conquista da sua independência no intervalo de 1975 – 1990. Os objectivos específicos destacam-se: descrever os aspectos sociais, económicos e políticos que se verificaram nesta época; fazer menção às mudanças ocorridas no mesmo período; enfim, abordar a introdução do Sistema Nacional de Educação de 1982.
A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a de consulta bibliográfica, consistindo, sobretudo, na leitura, análise, interpretação e síntese das obras exploradas.
A estrutura do trabalho compreende 6 principais itens, a saber: 1. Localização geográfica de Moçambique; 2. Precedentes históricos de Moçambique independente; 3. Aspectos Sociais; 4. Aspectos económicos; 5. Aspectos políticos; 6. Introdução do Sistema Nacional de Educação; em fim, a respectiva Conclusão e Bibliografia.
1. Localização geográfica de Moçambique
Segundo BARKA et SANTOS (p.5), Moçambique «é um país do continente africano,